.

Segunda-feira: 8:00 as 12:00 e 14:00 as 20:00. Terça a Sexta: 8:00 as 12:00 (a tarde não haverá expediente)

Desenvolvimento Econômico - Domingo, 14 de Novembro de 2021

Aberta a Semana Farroupilha em Bozano

Foi aberta na tarde deste domingo(12) em frente ao CTG Passo do Bozano as comemorações da Semana Farroupilha. Ato contou com a presença de tradicionalistas da 9ª região, integrantes das invernadas e cavalarianos do Centro de Tradições Gaúchas.

A chama crioula buscada em Cruz Alta chegou por volta de 11h30 na casa de Valquir Buzzeto e mais tarde conduzida pelos cavalarianos em escolta que teve presença da Brigada Militar em parte do caminho até a frente do CTG do município onde além do prefeito Renato Casagrande e a Primeira Dama Noeli Amorin Casagrande, outras autoridades e pessoas da comunidade aguardavam para o ato de abertura da Semana Farroupilha.

“Nós estamos emocionados por que dois anos depois, tendo em vista a pandemia, conseguimos reunir 35 cavalarianos para fazer a cavalgada de busca deste símbolo das tradições do Rio Grande”, disse Arno Lenna, o xiru das falas do CTG Passo do Bozano. Agradeceu e enalteceu a presença das mulheres e jovens meninas e lembrou a importância que teve Anita Garibaldi para a história do Rio Grande do Sul.

Neste ano, os festejos da Semana Farroupilha têm como tema “Os Caminhos de Anita – de lança em punho em defesa do Rio Grande”. O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita Garibaldi e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha – a mais longa do Brasil, que durou quase dez anos e tinha como ideais liberdade, igualdade e humanidade.

O presidente da Câmara de Vereadores Maurício Viana disse estar feliz por ver as atividades tradicionalistas estarem sendo retomadas e também parabenizou meninas e mulheres por se envolverem num movimento que para o Rio Grande é histórico. “Nosso município tem muitas Anitas e isso nos emociona e enche de orgulho”, comentou.

O Prefeito Renato Casagrande lembrou da simbologia da guerra farrapa e ressaltou a importância do resgate histórico e cultural que o tema deste ano propõe. Casagrande reiterou a importância dos tradicionalistas estarem atentos aos protocolos sanitários de prevenção ao Coronavírus, mesmo com as restrições previstas para a Semana Farroupilha. Por fim declarou abertos os festejos e agradeceu a todos por manterem viva a chama da tradição gaúcha.

As secretárias de Educação Mônica Ceccato Tonel e da Administração e Planejamento Inara Caroline Mastella também acompanharam os atos de abertura dos festejos farroupilhas de Bozano.

Participaram também do ato o patrão do CTG Passo do Bozano Louveral de Carvalho, soldado Juliano Goi, representando o comando do destacamento da Brigada Militar de Bozano, Cátia Báo, Edegar Meggiolaro patrão da invernada campeira do CTG Passo do Bozano e João Darci Lizzot.