.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Voto Feminino
O dia 03 de novembro é a data em que consagra-se como Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher no Brasil. Nesta data foi criado o projeto de lei que concedia este direito às mulheres. Mas com o fechamento do Parlamento como golpe de 1930 e sua reabertura em 1932, esse direito foi garantido pelo Código Eleitoral, promulgado em fevereiro daquele mesmo ano, e posteriormente pela nova Constituição de 1934.
A luta pelo voto feminino constitucional no Brasil existia desde o século XIX, com promulgação da Constituição de 1891, que não reconheceu o direito de votar da mulher, houve intensificação da luta de movimentos sufragistas brasileiros, a exemplo de Bertha Lutz, Isabel de Souza Matos, Nísia Floresta entre outras.
Apesar do direito à voto, as mulheres continuam em busca de seus espaços e embora sejam maioria do eleitorado, ainda é dos homens grande parte das lideranças nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário brasileiro.
Apesar dos avanços, ainda existe um longo caminho a ser percorrido para alcançar a plena equidade de gênero nas esferas de poder da sociedade.
Em Bozano, temos três mulheres na Câmara Municipal de Vereadores, as quais representam com qualidade, competência e seriedade a todas as mulheres da comunidade.